Dados Cínicos
A segurança e a eficácia do Li-ESWT em 604 pacientes para a disfunção erétil: Resumo das evidências atuais e em evolução
Robert A. Feldman, Bela S. Denes, Boaz Appel, Satya S. Vasan, Tamar Shultz e Arthur L. Burnett
Candian Urology Assocation (CUA) Annual Meeting 2015

INTRODUÇÃO E OBJETIVOS:
A terapia por ondas de choque de baixa intensidade (Li-ESWT) está atualmente aprovada em mais de 20 países e está disponível em mais de 200 clínicas em todo o mundo. Um estudo multicêntrico norte-americano foi concluído e os dados estão atualmente sob a revisão do FDA. Aqui nós fornecemos uma visão geral da experiência clínica para atualizar sobre a segurança e eficácia da Li-ESWT para o tratamento de disfunção erétil. Os estudos foram realizados em homens com DE considerados respondedores e em homens considerados maus respondedores para o PDE5i. Nós relatamos os dados de cinco estudos randomizados controlados com placebo (EUA, Israel, Grécia e Índia) e 3 estudos laboratoriais de braço único (Israel, Japão). O Li-ESWT para DE foi recentemente incluída na Associação Europeia de Urologia, diretriz de 2013 para a disfunção sexual masculine.
Terapia de Ondas de Choque Extracorpórea de Baixa Intensidade para a disfunção erétil: um Estudo em uma População Indiana
Srini Satya Vasan, Reddy Kumar Rahul, Shultz Tamar, Denes Bela
The Canadian Journal of Urology, Fev.b 2015 (Volume 22, Edição 1, páginas 7.614-7.622)

A disfunção erétil (DE) demonstrou-se estar associada com uma série de condições físicas e afeta não só a física, mas também a saúde psicossocial. Atualmente orais, os demandados inibidores da fosfodiesterase tipo 5 (PDE5) são preferidos no tratamento de primeira linha. Embora eficazes, essas drogas possuem limitações e estão associados a significativas não-conformidades, efeitos colaterais e não revertem a patologia subjacente. A terapia não-invasiva de ondas de choque de baixa intensidade (TOCBI) mostrou melhorar significativamente a função erétil em homens anteriormente dependentes de PDE5. O estudo descreve a experiência e os resultados com esta terapia em uma população indiana de homens com DE. Ele avaliou a eficácia da terapia de ondas de choque extracorpórea de baixa intensidade extracorpórea (TOCEBI) em homens indianos com disfunção erétil orgânica que haviam respondido anteriormente ao PDE5.
TOCDE é padrão ouro para o tratamento da DE
Terapia de Ondas de Choque de Baixa Intensidade (TOCBI) foi oficialmente aceita pela Associação Europeia de Urologia (EAU) como padrão ouro para o tratamento da disfunção erétil nas diretrizes de 2013 da EAU sobre Disfunção Sexual Masculina. Isso foi baseado em ensaios clínicos utilizando o ED1000 da Medispec.
Terapia Peniana de Ondas de Choque de Baixa Intensidade: Uma Nova Promissora Modalidade para a Disfunção Erétil
Yasmin Abu-Ghanem,* Noam D. Kitrey,* Ilan Gruenwald, Boaz Appel, e Yoram Vardi
Korean J Urol. Maio 2014; 55(5):295-299. Inglês
Terapia peniana de ondas de choque extracorpórea de baixa intensidade (TOCBI) para o pênis surgiu recentemente como uma nova e promissora modalidade no tratamento da disfunção erétil (DE). TOCBI tem propriedades angiogênicas e estimula a neovascularização.
A Terapia de Ondas de Choque de Baixa Intensidade para Disfunção Erétil
Shin-ichi Hisasue, M.D. Ph.D.
Foi apresentada durante o 4º Congresso da Associação Asiática de próstata (APPS 2014)
Inibidores da fosfodiesterase tipo 5 (PDE5) revolucionou o tratamento da disfunção erétil (DE). No entanto, mesmo em pacientes com DE vasculogênica, um quinto deles mostrou resposta insatisfatória a PDE5. A terapia de ondas de choque de baixa intensidade (TOCEBI) é uma nova e promissora e modalidade para os pacientes com disfunção erétil (DE) leve a moderada
O Tratamento por Ondas de Choque da Disfunção Erétil
Ilan Gruenwald, Boaz Appel, Noam D. Kitrey e Yoram Vardi
Therapeutic Advances in Urology, Abril 2013 vol. 5 no. 2 95-99

A terapia de ondas de choque extracorpóreas de baixa intensidade (TOCEBI) é uma nova modalidade que foi recentemente desenvolvida para o tratamento da disfunção erétil (DE). Ao contrário de outras opções de tratamento atuais para DE, os quais todos são paliativos por natureza, TOCEBI é o único que tem o objetivo de restaurar o mecanismo erétil, a fim de permitir que as ereções naturais ou espontâneas.
A Terapia de Ondas de Choque Extracorpóreas de Baixa Intensidade Produz Efeitos Fisiológicos na Função Erétil? Resultados de Curto Prazo de um Duplo-Cego, Randomizado, Sham Controlado
Yoram Vardi, Boaz Appel, Amichai Kilchevsky, Ilan Gruenwald
The Journal of Urology, Vol. 187, 1769-1775, Maio 2012

Propósito
Nós investigamos os efeitos clínico e fisiológico de baixa intensidade na terapia de ondas de choque extracorpóreas de baixa intensidade em homens com disfunção erétil orgânica que respondem aos inibidores fosfodiesterase tipo 5.
Pode a Terapia de Ondas de Choque Extracorpóreas de Baixa Intensidade Melhorar Função Erétil?
Yoram Vardi, Boaz Appel, Giris Jacob, Omar Massarwi, Ilan Gruenwald
European Urology 58 (2010)

Antecedentes:
A terapia por ondas de choque extracorpórea de baixa intensidade (TOCEBI) está atualmente sob investigação em relação à sua capacidade de promover a neovascularização em diferentes órgãos.